Home   |  Contatos   |  Endereços
Aesculap OrthoPilot® Brasil
 
Home > Serviços > Notícias

Notícias

Aqui você acompanha as notícias sobre o OrthoPilot®

2009-10-27

Ortopedia brasileira "abraça" cirurgia navegável.

Precisão e segurança são os pilares da evolução de procedimentos cirúrgicos. Cada vez mais as intervenções tendem a ser menos invasivas e associadas à tecnologia.

Cerca de 300 ortopedistas são esperados para evento da Aesculap Academia* e SBOT que reúne experts brasileiros e estrangeiros no próximo dia 30, no Rio, para troca de experiências.

Precisão e segurança são os pilares da evolução de procedimentos cirúrgicos. Cada vez mais as intervenções tendem a ser menos invasivas e, associadas à tecnologia, são responsáveis por internações mais curtas, redução das taxas de infecção e maior durabilidade dos implantes. Na área de Ortopedia, as inovações podem ser vistas nas cirurgias assistidas por computador, que usam os princípios de localização GPS.

Com o intuito de promover um fórum entre experts do cenário mundial sobre o tema e preencher uma lacuna na formação de profissionais brasileiros, a Aesculap Academia* e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) realizam, no próximo dia 30 de outubro, o curso Navegação em Cirurgia Ortopédica, no Hotel Windsor Barra.

Com o pioneirismo alemão de quase 15 anos foi trazido ao Brasil a técnica de cirurgia navegada que é realizada pelo Orthopilot®**, equipamento de navegação responsável pelo rastreamento ótico dos ossos com o uso de sensores com infravermelho acoplados a área do corpo submetida à cirurgia, que encaminha imagem tridimencional a um monitor.

Entre as vantagens da cirurgia navegável, estão: a redução de margem de erro para menos de um grau — o aumento da vida útil de próteses devido ao perfeito alinhamento; e a navegação livre de tomografia computadorizada.

Com evidência comprovada em mais de 300 publicações e uso em mais de 100 mil casos, a técnica é atualmente realizada no Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Bahia e Recife e, em breve, no Ceará.

Entre os especialistas brasileiros que participam do encontro do dia 30, está o médico Romeu Krause (Presidente da SBOT). Experts estrangeiros em navegação também estarão presentes, os doutores: Prof. Djordje Lazovic, Frank Lampe, Peter Angele, Michael Fracchia, Jürgen Eichhorn e Federico Manfrin.

Na ocasião, eles colocarão em pauta experiências, discussões de casos, balanços de cirurgias navegáveis de joelho, quadril, ligamento e Osteotomia Tibial, bem como abordarão vantagens para profissionais e pacientes, o futuro da técnica e o nível de confiabilidade de dados obtidos com a navegação. Para participar, o interessado deve estar inscrito no 41º. CBOT

- Congresso Brasileiro de Ortopedia, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 30/10 e 2 de novembro. Saiba mais sobre o tema no site: www .orthopilot.com.br

** Orthopilot®: Líder Mundial em Cirurgia de Navegação

Voltado para a área ortopédica, o equipamento é um PC navegador acoplado a um sistema de GPS, responsável pelo rastreamento ótico dos ossos. Com design arrojado, o equipamento reúne seus componentes (monitor ultra fino; controle acionado com os pés; câmera independente), sendo de fácil manuseio.

Sua indicação é para procedimentos de Artroplastia Total de Quadril, Artroplastia Total de Joelho, Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior e Osteotomia Tibial. O Orthopilot é próprio para intervenções precisas de cortes, posicionamento de próteses e até os erros não identificados a olho nu para cirurgias.

*Aesculap Academia – Reconhecida mundialmente como um centro de ensino e treinamento para profissionais da área médica, é integrante do Grupo B.Braun e conta com mais de 42 subsidiárias em países da Europa, Ásia, África e Américas do Norte e do Sul – no Brasil desde o início de 2009. A Aesculap Academia atua como um fórum de experts e formadores de opinião entre especialistas de várias especialidades, responsável pela realização de cursos, simpósios e workshops de alta qualidade técnica, credenciados por sociedades médicas e organizações médicas internacionais e coordenados por um conselho científico formado por especialistas de renome em diversas áreas de atuação. Até 2008, mais de 46 mil profissionais já foram formados pela Aesculap Academia em 1.130 cursos.

SEGS Portal Nacional Seguros e Saúde www.segs.com.br                Fonte : Barbara Bezerra